DMOA Oeiras
Dados Gerais
Direção dos Serviços Municipalizados de Oeiras
Oeiras, Portugal
Cliente
Câmara Municipal de Oeiras
Detalhes
Realizada a análise ao relatório geológico e geotécnico disponibilizado no concurso, optámos por ensoleiramento geral para o Edifício de Oficinas e Armazéns. Para o Edifício Administrativo aproximadamente 250.00 m do edifício, serão fundados através de fundações diretas na base dos pilares respetivos e 50.00 m aproximadamente, serão fundados através de fundações indiretas.
Para o Edifício de Oficinas e Armazéns a estrutura ao nível das fundações será constituída por ensoleiramento geral. A estrutura é constituída por lajes maciças de betão armado que descarregam as suas ações nas vigas do perímetro. Estas por sua vez transmitem as cargas aos pilares e estes às fundações.
No que diz respeito ao Edifício Administrativo, este é constituído por lajes maciças fungiformes de betão armado. Estas lajes transmitem os esforços diretamente aos pilares que por sua vez os transmitem às fundações, sejam estas diretas ou indiretas consoante a zona do edifício que se estiver a estudar.
A verificação da segurança das estruturas é realizada para os estados limites últimos de resistência e para os estados limites de utilização (fendilhação, deformação e vibração) de acordo com o preconizado na regulamentação em vigor.
Dado a grande dimensão, sem juntas de dilatação, consideraram-se os efeitos da retração do betão simulada por uma diminuição uniforme e gradual de temperatura.
Para minorar os efeitos da ação da retração prevê-se a execução faseada dos pisos com betonagem por sectores de dimensões inferiores a 30×30 m2 separadas por bandas de betonagem em 2ª fase.
Deste modo considera-se apenas a parte da retração que acorre após a data de união dos vários sectores.
A execução das estruturas metálicas será preferencialmente realizada em fábrica, apenas sendo permitidas soldaduras em obra nos casos onde tal se verificar estritamente necessário por limitações de transporte. A montagem das estruturas metálicas iniciar-se-á após a conclusão da estrutura de betão armado.
Para execução das treliças que serão montadas entre o piso 1 e cobertura as duas treliças metálicas com 11,30 m de vão e elevadas, uma a uma, para o local com auxílio de uma grua móvel com média capacidade. De seguida será realizado um travamento provisório do banzo superior dessas treliças. Segue-se a montagem das madres do pavimento dos pisos correspondentes aos níveis do piso 1 e cobertura onde apoiará a chapa colaborante.
Na conceção dos serviços estiveram igualmente presentes critérios que buscaram atingir soluções fiáveis, seguras e flexíveis e que conduzam, em fase de exploração, a baixos consumos de água e energia.
Partlhar Projecto