GMedical
Dados Gerais
Unidade Industrial de Produção de Soluções Intravenosas
Kikuxi, Angola
Cliente
Gmedical, SA
Detalhes
A Unidade Industrial de Produção de Soluções Intravenosas, é constituída por dois pisos numa área de aproximadamente (110.00×40.00) m2, na 1ª fase de construção. A estrutura é basicamente em betão armado, com pilares que suportam as vigas, que por sua vez recebem a solicitação de lajes. Estruturalmente temos 3 níveis de lajes, piso 0, piso 1 e cobertura.
Na concepção estrutural da Unidade Industrial existiu a necessidade de dividir a edificação em 4 corpos estruturais, como será mostrado mais adiante, de modo que a sua maior dimensão não ultrapassasse os 30.00 m com a finalidade atenuar os efeitos da retracção e diferenças de temperatura em grandes dimensões. Foram criadas juntas de dilatação entre edifícios para garantir a sua divisão com a atenção de não comprometer a funcionalidade dos espaços. Dada a especificidade da utilização dos espaços, especial atenção foi dada à implantação e orientação dos pilares de modo a não existirem recantos nas salas de produção, com o intuito de não existirem focos de acumulação de poeiras ou outros detritos.
Cada edifício funciona independente dos restantes a partir do nível das fundações. Existem ainda mais 3 pequenas estruturas que designamos por edifício técnico ou casa das máquinas, e duas portarias que fazem parte integrante da Unidade Industrial.
As fundações dos vários edifícios que constituem a Unidade Industrial é realizada por fundações indirectas (estacas) com uma profundidade média de 8 metros.
A laje do piso 0 pode ser considerada quase como uma laje de piso dada a fraca resitência de capacidade de carga do solo de fundação a este nível. Nos modelos estruturais foi considerado que esta laje realiza o seu apoio em molas que simulam a deformabilidade superficial do solo, sendo a restante carga transmitida às vigas.
Nesta obra a concepção dos serviços foi acompanhada com uma coordenação precisa entre as várias disciplinas envolvidas de modo a atender à grande especificidade da utilização da edificação. Assim, o desenvolvimento das especialidades como, fundações e estrutura, abastecimento de água, drenagem de água residuais, drenagem de água pluviais, aquecimento ventilação e ar condicionado, instalações eléctricas, instalação de telecomunicações-ited, segurança integrada, iluminação exterior e a sua implementação na arquitetura foi cuidadosamente estudada.
Partlhar Projecto