Hotel JASMIN – Cabo Verde

Dados Gerais
HOTEL JASMIN & SEA SPA
Ilha de Santiago – Praia – Cabo Verde

Cliente
Nuo Carrôlo e Álvaro Silva arquitectos, Lda | Valor Hotéis, SA

Detalhes
Do ponto de vista estrutural adotou-se uma solução de estrutura de betão armado constituída por lajes fungiformes e vigadas maciças, vigas, pilares e paredes resistentes nos núcleos de elevadores.

No que diz respeito à estrutura o empreendimento é um conjunto de quatro edifícios separado por juntas de dilatação. Estas juntas de dilatação têm a função de deixar o edifício contrair e dilatar sem que este sofra acréscimo de esforços que caso contrário levariam a uma construção mais onerosa.

A contenção periférica do piso enterrado é garantida por paredes de betão armado, as quais se prevê que sejam executadas por método tradicional, assumindo uma escavação a céu aberto com taludes na ordem 1/3.

A elevada rigidez no próprio plano das paredes de contenção associada a uma compatibilização de deslocamentos assegurada pela laje do piso 0 permite considerar que o piso enterrado funciona como um núcleo rígido.

Optou-se ao nível de todos os pisos por lajes maciças vigadas radialmente de modo que e edifício possa resistir às ações verticais como horizontais.

Cabo Verde, fica situado a cerca de 500 km da costa do Senegal, é formado por dez ilhas em forma de um arco com abertura para Oeste. As ilhas podem ser divididas em três grupos distintos, o grupo Noroeste – Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, o grupo Leste – Sal, Boavista e Maio – e o grupo Sudoeste – Santiago, Fogo e Brava.

O RASE (Regulamento de Ações e Segurança Estrutural de Cabo Verde)– Cabo verde, tem a sismicidade como primeiro facto de risco sísmico e depende diretamente da localização geográfica, é constante e é determinado por um único parâmetro, a aceleração de pico de referência no solo (agR), e definida para solos de tipo A, associado ao período de retorno, que para a generalidade do território, apresenta um valor de 1,9m/s2.

Divide-se o território em grupos de ilhas, a do Sotavento e a do Barlavento, as ilhas que fazem parte do Sotavento poderão apresentar uma maior sismicidade devido, à maior atividade vulcânica histórica registado na ilha do Fogo, o que deverá constituir a localização geográfica de referência, associada a uma aceleração de pico no solo de 1,9m/s2, sendo considerado um valor inferior para as ilhas do Barlavento.

Propõem-se ainda a divisão por conselho, o da Praia e de Santa Catarina de Santiago, dos Mosteiros e de São Filipe ilha do Fogo, e da Brava (ilha da Brava), constituem uma localização de referência, associada a uma aceleração de pico de referência no solo (agR) = 1,9m/s2, e deve ser considerado um valor inferior para os restantes conselhos.

Na conceção dos serviços estiveram igualmente presentes critérios que buscaram atingir soluções fiáveis, seguras e flexíveis e que conduzam, em fase de exploração, a baixos consumos de água e energia.