Hotel de São Rafael *****

Dados Gerais
Hotel de São Rafael *****
Sesmarias – Albufeira – Algarve

Cliente
Grupo CS, SA

Detalhes
A estrutura do Hotel de São Rafael é constituída por sete corpos ou blocos, estruturalmente independentes e separados por juntas de dilatação. A partir da visualização em planta do projeto, podemos dizer que a edificação é constituída por um corpo central que se designou por bloco A, por dois corpos laterais esquerdos B1 e B2 e quatro laterais direitos, C1, C2,D1 e D2. Estas designações estão em conformidade com as definidas pela arquitetura A, B, C e D, de modo a facilitar a leitura das diferentes especialidades. Para qualquer dos blocos a idealização estrutural foi orientada no sentido de tornar o mais possível numa estrutura constituída por lajes fungiformes. De um modo geral cada um dos blocos segue a mesma ideia estrutural. Ao nível das fundações; estas são constituídas por sapatas isoladas que descarregam no solo as ações a superestrutura e sapatas contínuas no que respeita os muros de suporte.
Os muros de suporte têm a função de resistir às cargas horizontais provenientes do terreno, impulso de terras bem como das ações verticais transmitidas pelas lajes que aí fazem a sua ligação.

As lajes são elementos laminares fungiformes que solicitam diretamente os pilares, no entanto, em algumas situações e principalmente nomeadamente nas proximidades das juntas de dilatação, isto é, no limite de cada bloco estrutural foram previstas vigas nesses alinhamentos de modo a que os pilares de bordo não constituíssem zonas de eventual fragilidade estrutural. Com este procedimento eliminámos a necessidade do acréscimo das dimensões da secção transversal do pilar, que seria necessário para resistir ao punçoamento excêntrico, facilitando a conjugação com a ideia arquitetónica local. Esta introdução de vigas nestas zonas tem também o efeito de limitar as deformações, uma vez que confere uma maior rigidez na zona de bordo da laje e melhor comportamento em termos globais de cada bloco às ações horizontais.

Nesta obra a concepção dos serviços foi acompanhada com uma coordenação precisa entre as várias disciplinas envolvidas de modo a atender à grande especificidade da utilização da edificação. Assim, o desenvolvimento das especialidades como, fundações e estrutura, abastecimento de água, drenagem de água residuais, drenagem de água pluviais, aquecimento ventilação e ar condicionado, instalações eléctricas, instalação de telecomunicações-ited, segurança integrada, iluminação exterior e a sua implementação na arquitetura foi cuidadosamente estudada.