SMAS Leceia

Dados Gerais
Serviços Municipalizados Águas e Saneamento
Oeiras, Portugal

Cliente
SMAS Leceia

Detalhes
No que concerne à concepção geral do projecto de fundações e estrutura respeitou-se no seu todo e em todas as particularidades a ideia arquitectónica e o compromisso com as diversas especialidades. O edifício é constituído por 5 pisos (piso -3, piso -2, piso -1, piso 0, piso 1 e piso 2) sendo o piso -2 e o piso -1 parcialmente enterrados.

Com base no relatório geotécnico fornecido chegou-se à conclusão que se poderiam realizar fundações directas com a utilização de sapatas isoladas para os pilares e sapatas contínuas para os muros de suporte.

O mesmo relatório foi importante para se ter acesso às características do solo com vista a se poder conhecer o seu comportamento para uma abordagem precisa da escavação e contenção, nas as diferentes fases de construção.

Para além dos elementos estruturais anteriormente descritos o edifício é constituído por sistemas de pórticos radiais que farão a sustentação estrutural face às cargas verticais e horizontais. Ao nível dos pisos, estes serão constituídos por lajes maciças vigadas que descarregam as suas acções quer para os muros de suporte, onde estes existam, quer para os sistemas de pórticos e estes por sua vez descarregam os seus esforços através dos pilares para as fundações.

Na concepção dos serviços estiveram igualmente presentes critérios que buscaram atingir soluções fiáveis, seguras e flexíveis e que conduzam, em fase de exploração, a baixos consumos de água e energia.